Governador de SC destaca “sucesso absoluto” do primeiro voo direto para Portugal
O Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, recebeu a imprensa na Casa da Agronômica, em Florianópolis, para falar sobre o primeiro dia de operações da nova frota de voos diretos do Aeroporto Internacional de Florianópolis para Lisboa, em Portugal. Em entrevista exclusiva ao repórter Cristian Delosantos da CBN Floripa, o governador destacou o “sucesso absoluto” do voo da companhia aérea TAP Portugal.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
O voo inaugural foi recebido com jatos de água no Aeroporto Internacional de Florianópolis. O avião transportou 269 passageiros e, segundo o governador, carga da empresa catarinense WEG, que será algo rotineiro nos três voos semanais disponibilizados. Cargas como fármacos serão importados e exportados, de acordo com o governador Jorginho Mello.
Ele disse que o Governo de Santa Catarina está comprometido em promover o novo voo tanto no Brasil quanto em Portugal. O objetivo é divulgar as belezas naturais catarinenses e atrair mais turistas portugueses ao estado.
— É muito importante a imprensa nos ajudar na divulgação, nós temos um compromisso formal com o investimento em divulgação, inclusive lá em Portugal, pra que os portugueses possam saber dos voos — disse o governador.
Em apenas 30 dias, 34 mil passagens já foram vendidas. O governador explicou que essa era uma demanda reprimida, pois antes os passageiros precisavam viajar via Rio de Janeiro ou São Paulo para chegar a Portugal.
Para a próxima semana, uma reunião com empresários da rede hoteleira está agendada para discutir a ampliação do número de leitos e outros investimentos necessários para acomodar o aumento no fluxo de turistas.
— Nós temos que estar preparados, precisamos melhorar a infraestrutura — destacou.
Alinhamento para sucesso nas operações
O presidente da TAP Portugal, Luiz Rodrigues, destacou que houve um alinhamento entre o governo catarinense e a companhia aérea desde a primeira reunião e que isso foi fundamental para as negociações.
— Ontem correu tudo muito bem, o voo para cá, o voo para lá, e vai sempre correr muito bem, mas vai haver ocasiões em que vai correr mal, por razões que escapam ao nosso controle, por meteorologia, por um problema qualquer no avião, e nessa altura todos temos que estar alinhados em sermos amigos uns dos outros para resolver e para continuar para a frente, isso é fundamental, e para nós foi decisivo. Todas as belezas de Santa Catarina só constroem em cima das pessoas que temos aqui à nossa volta — disse o presidente da TAP Portugal.
Ouça o presidente da TAP Portugal, Luiz Rodrigues
Para o CEO da Zurich Airport, Ricardo Gesse, o principal passo a ser dado é a consolidação do fluxo internacional. Segundo ele, Florianópolis já é o terceiro maior aeroporto do Brasil em fluxo internacional e a meta é atingir um milhão de passageiros ainda este ano.
— Consolidar esse voo da TAP, investir em promoção do turismo para que mais frequências aconteçam e esses voos se consolidem e se perpetuem, é o nosso objetivo fundamental. Assim como outras companhias aéreas que a gente tem que vão para outros destinos e com certeza precisam também de promoção, precisam de um apoio constante para que o mercado seja percebido como atrativo e isso gere um fluxo perene — disse.