O futebol de Santa Catarina está em queda
O futebol de Santa Catarina está em queda. Ou estaria, depende da visão de cada um. Mas, para um estado que já teve quatro representantes na elite do futebol brasileiro, ou seja, na Série A, e hoje tem apenas um, eu acho que entramos na nossa realidade.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Se não, vejamos a participação ou a campanha dos nossos representantes na Série A, o Criciúma vai regularmente bem. Tem altos e baixos, mas está se mantendo entre a zona intermediária. Tudo caminha para que o Criciúma continue na Série A em 2025, ou seja, manter a vaga de Santa Catarina.
Mas na Série B, por exemplo, a segunda divisão, nós temos três representantes. Chapecoense muito mal, penúltima colocada do Campeonato Brasileiro, o Brusque muito mal na zona de rebaixamento e o Avaí se sustentando, tentando entrar na zona de acesso para a Série A. Mas está difícil. Convenhamos, e dá para notar claramente, que o Avaí tem muitas dificuldades de ataque e dificuldades para fazer o resultado e a vitória, isso aconteceu no seu último jogo, inclusive.
Agora, é possível que o Avaí brigue até o fim para entrar entre os quatro primeiros, mas é mais possível ainda que o Avaí se mantenha na Série B para o ano que vem.
E a terceira divisão do Campeonato Brasileiro, a Série C, um desastre. O nosso representante, o Figueirense, não classificou entre os oito primeiros colocados de uma terceira divisão considerada muito fraca tecnicamente. E o time do Figueirense conseguiu ser mais fraco ainda do que a Série C. Então, concluímos que o momento Santa Catarina passa por dificuldades técnicas com seus representantes em nível nacional. É isso aí.