Estudantes da UFSC se unem à Comcap para limpar Praça da Trindade, em Florianópolis
Alunos do curso de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se juntaram à Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) para juntar o lixo deixado pela festa de calouros que ocorreu na noite desta segunda-feira (26) na Praça Santos Dumont, no bairro Trindade. As informações foram repassadas pelo repórter Cristian Delosantos, no #CBN Floripa desta terça-feira (27).
Comcap trabalha na limpeza da Praça da Trindade após festa de calouros da UFSC
A Comcap informou que até às 10h, 120 sacos de lixo, o equivalente a três toneladas, foram retirados do local. Alguns estudantes, como a Maria Rosa, participou do mutirão para limpar o local.
— É nosso dever como cidadão, a gente tem que colaborar, acho que é o mínimo que podemos fazer, independente se nós fizemos a festa ou não — destacou a aluna.
Alguns moradores relataram que a festa teve início no fim da tarde de segunda-feira, quando as aulas iniciaram na universidade, e foi finalizada às 5h desta terça-feira (27). José Alberto Caldeira de Andrade, síndico de um prédio da região, disse que a situação sempre acontece em cada começo de semestre.
— Nossas casas viram banheiros públicos, não há policiamento, não tem álvara para fazer essas festas, então temos sofrido todo início de semestre com essas festas, inclusive fazendo um barulho tremendo para a região da UTI do Hospital Universitário — disse.
O que diz a universidade
“A Universidade Federal de Santa Catarina informa que está em tramitação no Conselho Universitário uma proposta de Resolução Normativa a respeito de festas realizadas nos espaços físicos da Universidade, que prevê, entre outras coisas, “a limpeza imediata do local após a realização da festa, separando os resíduos em reciclável e rejeito, em prol da Coleta Seletiva Solidária da UFSC”. As normas se estendem ao volume do som e protocolos de combate à violência sexual e de gênero.
No âmbito educacional, a cada início de semestre, nas atividades de recepção aos calouros, a Comissão de Gestão Ambiental (CGA) da UFSC orienta aos coordenadores de cursos que conversem com os estudantes sobre sustentabilidade ambiental.
A Universidade, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, promove a educação ambiental e o cuidado com o meio ambiente. Ao mesmo tempo que entende a importância da interação social entre os estudantes, a UFSC desaprova comportamentos e atitudes que causem incômodo à comunidade do entorno e lamenta a falta de cuidado com a limpeza urbana em eventos”.
Leia também
Impactos ambientais da Beira-mar de São José serão apresentados em audiência pública
Rota do ônibus Formiguinha é alterada entre Monte Serrat e Serrinha em Florianópolis