Início » CBN Floripa » Cotidiano

Municípios da Grande Florianópolis intensificam acolhimento de pessoas em situação de rua no frio intenso

Abrigos oferecem atendimento pernoite, com alimentação e banho
26/08/2024 - 11:45
Frio intenso causou geada em Florianópolis nesta segunda-feira (26) (Foto: Epagri/Divulgação)
Frio intenso causou geada em Florianópolis nesta segunda-feira (26) (Foto: Epagri/Divulgação)

Com temperaturas baixas desde sexta-feira (23), municípios da Grande Florianópolis reforçaram as estruturas já existentes para atender pessoas em situação de rua. É o caso de Florianópolis, Palhoça e São José, que intensificaram as abordagens sociais para conscientizar a população para que aceitem o acolhimento. As informações são das respectivas prefeituras municipais.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

FOTOS: Onda de frio faz Florianópolis registrar geada

Em Florianópolis, foram oferecidas vagas extras na Passarela da Cidadania para pessoas em situação de rua serem acolhidas nos períodos de frio. Ao todo, 20 vagas são exclusivas para as pessoas abordadas pela equipe de Assistência Social da capital catarinense. De acordo com a Prefeitura, de 26 de junho a 1 de julho, quando a Defesa Civil alertou para uma onda de frio, 26 pessoas aceitaram o acolhimento.

Para aqueles que não aceitam ir para o local adequado, a equipe oferece cobertores.

Palhoça

Já em Palhoça, o abrigo provisório para pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade continua aberto. O local funciona de segunda a sexta, com entrada das 17h às 19h e saída até às 7h, e no sábado e domingo, com entrada a partir das 19h e saída até às 7h.

Localizado no bairro Caminho Novo, também são oferecidas no café da tarde, jantar e café da manhã. As pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade também podem tomar banho no abrigo provisório, além de lavar roupas pessoais e receber doações de roupas.

São José

Cerca de 46 vagas são oferecidas para acolhimento da população em situação de rua na Prefeitura de São José. O preenchimento das vagas ocorre por meio de encaminhamento do Centro POP e da abordagem social. A entrada ocorre até às 19h, com saída às 7h, todos os dias.

Para os casos de lotação de vagas em dias com temperatura inferior a 10ºC, a Prefeitura de São José abre um abrigo emergencial que, de acordo com a diretoria de alta complexidade do município, 20 vagas estão sendo providenciadas no local.

No abrigo, também são oferecidas refeições e banho. O Centro Pop está localizado na Rua Tomé de Souza Oliveira, 104, bairro Roçado. O telefone da abordagem social é (48) 98854-4443.

Leia também

Sensação térmica de -22ºC congela cidade mais fria do Brasil

Amanhecer mais frio do ano em Blumenau tem sensação térmica de 3ºC

SC amanhece com dezenas de cidades abaixo de zero em meio a onda de frio