1ª Mostra de Artes Inclusiva estreia com luta contra o capacitismo em Florianópolis
A 1ª Mostra de Artes Inclusiva ocorre nesta sexta-feira (22), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com temas relacionados à luta anticapacitista no Brasil. O evento contará com a exibição do filme “Meu Nome é Daniel”, dirigido por Daniel Gonçalves, que concedeu uma entrevista ao #CBN Floripa nesta quinta-feira (22). A entrada é gratuita e a exibição começa às 17h.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
“Meu Nome é Daniel” narra a saga pessoal de Daniel, um jovem com uma deficiência que afeta sua coordenação motora. O cineasta conta que o documentário é baseado na infância dele e na busca por um diagnóstico:
— Ao longo do filme, eu conto algumas histórias que aconteceram comigo ao longo da minha vida e também eu vou atrás desse diagnóstico do que é exatamente essa minha deficiência —.
A produção do filme começou em 2014, com um curta-metragem chamado “Como Seria”. Daniel diz que a ideia era mostrar como ele imaginava a vida dele sem a deficiência. A repercussão positiva motivou Daniel a expandir o projeto. Em 2015, ele conseguiu os recursos necessários por meio de financiamento coletivo, além de mais visibilidade, com a coprodução da TVZERO.
O cineasta conta que, inicialmente, o filme “A Sexibilidade”, também dirigido por ele, seria exibido no evento, com discussões sobre a sexualidade de pessoas com deficiência. No entanto, segundo Daniel, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) vetou a exibição.
A CBN entrou em contato com a FCC para trazer a posição da fundação sobre o caso, porém não recebeu resposta até a publicação deste texto.
Este material foi gerado com a ajuda de inteligência artificial. As informações são apuradas e checadas por nossos profissionais. A versão final do texto também passa pela curadoria de nossos jornalistas.
Leia também
Nova onda de frio traz chance de neve a SC no fim de semana
Formulário para registro de irregularidades eleitorais é lançado; saiba como denunciar