Início » CBN Floripa » Cotidiano

Agosto Dourado: evento faz reflexão sobre a importância da amamentação em Florianópolis

Doulas, obstetras e psicólogas são algumas das profissionais que farão parte do evento
22/08/2024 - 12:41 - Atualizada em: 30/08/2024 - 12:11
Evento destaca a necessidade apoio à mulher lactante em todas as situações (Foto: Banco de Imagens)
Evento destaca a necessidade apoio à mulher lactante em todas as situações (Foto: Banco de Imagens)

Nesta sexta-feira (22), a Casa Múltiplas, no Centro de Florianópolis, recebe um evento para discutir a necessidade de apoio na amamentação. Para explicar como funcionará o encontro, que acontece em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, o #CBN Floripa recebeu a pediatra Amanda Ibagy e a consultora de lactação Andreza Prado.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

O evento gratuito inicia às 14h e conta com uma programação com convidadas da área da saúde, como profissionais como doulas, obstetras e psicólogas. As vagas para a consultoria estão praticamente lotadas, mas Andreza explica que outra turma deve ser aberta para atender a demanda.

A pediatra Amanda destaca que a amamentação não é apenas uma questão individual, mas envolve a família e a sociedade, e por isso deve ser um assunto mais difundido.

— Quando a gente fala de amamentação, de lactação, a gente tem que falar de saúde pública, daquilo que ela pode promover. Pensando nisso, a gente tem um mês, que chama Agosto Dourado, para enaltecer a amamentação, porque a gente precisa realmente trazer publicidade para a importância do aleitamento humano — disse.

Amanda também comentou sobre os desafios das mães lactantes ao retornarem ao trabalho. Para ela, a licença maternidade de quatro meses não é suficiente, já que a recomendação é de amamentação exclusiva até os seis meses. A lei concede dois períodos de 30 minutos por dia para a prática.

— E a mulher que é autônoma? E a mulher que trabalha no serviço informal? Essa mulher precisa trabalhar, ela tem outros filhos. O que ela vai fazer? Ela vai escolher entre amamentar ou ter dinheiro em casa para alimentar os seus filhos e aquele ali. Quando a gente coloca isso, não é uma escolha justa — pontuou.

Para mais informações sobre o tema, os interessados podem seguir os perfis nas redes sociais de Amanda e de Andreza.

Este material foi gerado com a ajuda de inteligência artificial. As informações são apuradas e checadas por nossos profissionais. A versão final do texto também passa pela curadoria de nossos jornalistas.

Leia também

Suspeita de fraude milionária em prefeitura de pequena cidade da Serra de SC termina em prisão

Saiba como se inscrever para programas habitacionais em Florianópolis