Saiba como controlar o LDL, conhecido como colesterol ruim
Os índices de colesterol alto na população brasileira vêm aumentando a cada ano. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 40% da população não está com os níveis controlados. Em entrevista ao Boa Tarde CBN desta quarta-feira (21), o endocrinologista Fulvio Tomaselli explicou as diferenças entre os dois tipos de colesterol presentes no corpo humano e como prevenir o aumento do chamado “colesterol ruim”.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
O colesterol faz parte das classes de doenças crônicas não transmissíveis, ao lado de doenças como diabetes e hipertensão. De acordo com o médico, a principal forma de prevenção é mantendo uma alimentação equilibrada, com atividade física diária. Ele explica que o ideal é que cada pessoa fizesse ao menos 150 minutos de prática física por semana. Evitar os alimentos ultra processados também é necessário.
No geral, o colesterol LDL, considerado como colesterol ruim, não manifesta sintomas, mas causa uma série de malefícios.
— O colesterol vai obstruindo a circulação nas artérias. Isso tem uma atividade inflamatória local, um processo chamado aterosclerose e que pode se manifestar na forma de um infarto agudo do miocárdio, na forma de uma “angina pectoris”, que é aquela dor súbita no precórdio, decorrente de uma isquemia do coração. [O indivíduo] pode ter um AVC, faltar a circulação central, ele pode ter obstrução de uma artéria periférica, uma artéria em membro inferior ou uma artéria abdominal — destaca Fulvio.
Já o colesterol HDL, considerado como bom, é anti-inflamatório, de acordo com o médico. Ele explica que as pessoas precisam de níveis adequados de HDL, produzido por atividade física.
Ambos os tipos de colesterol podem ser medidos por meio de exames de sangue simples.
Este material foi gerado com a ajuda de inteligência artificial. As informações são apuradas e checadas por nossos profissionais. A versão final do texto também passa pela curadoria de nossos jornalistas.
Leia também
Depósito de lixo e incêndios em terreno revoltam moradores de São José