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Instabilidade no sistema de faturamento será resolvida até o fim de janeiro, garante Celesc

Cerca de 140 mil consumidores são afetados com o problema, que atrasa o envio das faturas
16/01/2025 - 13:37
Celesc
Acúmulo de inconsistências afetou a emissão de 400 mil faturas (Foto: Celesc, Divulgação)
Instabilidade no sistema de faturamento será resolvida até o fim de janeiro, garante Celesc
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16/01/2025
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Cerca de 140 mil consumidores vem sendo afetados por instabilidades no novo sistema comercial da Celesc, implementado em maio de 2024. A companhia responsável pelo fornecimento de energia em Santa Catarina informou que tem liberado gradativamente as faturas em atraso e prevê que a regularização ocorra até o fim de janeiro. As informações são do repórter Cristiano Gomes para o programa Notícias da Manhã desta quinta-feira (16).

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De acordo com o gerente da Celesc, Felipe Apolinário, a companhia atende cerca de 3,5 milhões de unidades consumidoras em Santa Catarina e o acúmulo de inconsistências afetou a emissão de pelo menos 400 mil faturas.

— Nós temos um processo normal de retenção da fatura para análise do consumo. A gente verifica se não tem nenhuma inconsistência e trabalha para evitar eventuais erros para o consumidor — afirmou.

Ele esclareceu que as faturas emitidas após o prazo terão vencimento postergado em pelo menos 10 dias. Clientes que receberem mais de uma fatura atrasada e enfrentarem dificuldades financeiras podem solicitar parcelamento sem juros por meio do call center da Celesc.

— É importante que os consumidores que vão fazer essa solicitação procurem preferencialmente esses canais remotos, evitando filas e um transtorno maior ainda — disse.

Para evitar golpes, o gerente ainda orienta os consumidores a acessarem o site oficial da Celesc, onde também há um número de WhatsApp.

A Celesc assegurou que não haverá corte no fornecimento de energia devido a problemas nas faturas e que nenhum cliente será penalizado por inconsistências ou atrasos nas cobranças.

*Sob supervisão de Luana Amorim

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