Instabilidade no sistema de faturamento será resolvida até o fim de janeiro, garante Celesc
Cerca de 140 mil consumidores vem sendo afetados por instabilidades no novo sistema comercial da Celesc, implementado em maio de 2024. A companhia responsável pelo fornecimento de energia em Santa Catarina informou que tem liberado gradativamente as faturas em atraso e prevê que a regularização ocorra até o fim de janeiro. As informações são do repórter Cristiano Gomes para o programa Notícias da Manhã desta quinta-feira (16).
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
De acordo com o gerente da Celesc, Felipe Apolinário, a companhia atende cerca de 3,5 milhões de unidades consumidoras em Santa Catarina e o acúmulo de inconsistências afetou a emissão de pelo menos 400 mil faturas.
— Nós temos um processo normal de retenção da fatura para análise do consumo. A gente verifica se não tem nenhuma inconsistência e trabalha para evitar eventuais erros para o consumidor — afirmou.
Ele esclareceu que as faturas emitidas após o prazo terão vencimento postergado em pelo menos 10 dias. Clientes que receberem mais de uma fatura atrasada e enfrentarem dificuldades financeiras podem solicitar parcelamento sem juros por meio do call center da Celesc.
— É importante que os consumidores que vão fazer essa solicitação procurem preferencialmente esses canais remotos, evitando filas e um transtorno maior ainda — disse.
Para evitar golpes, o gerente ainda orienta os consumidores a acessarem o site oficial da Celesc, onde também há um número de WhatsApp.
A Celesc assegurou que não haverá corte no fornecimento de energia devido a problemas nas faturas e que nenhum cliente será penalizado por inconsistências ou atrasos nas cobranças.
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Estacionamento irregular e lixo causam transtornos em Canasvieiras, no Norte da Ilha
SC-401 registra 16 km de filas em direção ao Centro de Florianópolis