Alô Saúde Floripa amplia atendimento no Hospital Celso Ramos e passa a receber casos de baixa prioridade
O Alô Saúde Floripa entra em ação nos atendimentos classificados como prioridades mínima (azul) e baixa (verde) na emergência do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), em Florianópolis. O serviço funcionará em um consultório para o atendimento no formato de teleconsulta, on-line, com recursos de áudio e vídeo. O atendimento começa nesta terça-feira (7).
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Segundo o diretor do HGCR, Michel Faraco, haverá um profissional no hospital dedicado a esse atendimento para a orientação do paciente e a realização dos encaminhamentos necessários. O novo modelo de atendimento foi pensado para organizar e otimizar os atendimentos de acordo com a gravidade e complexidade.
— Somente os casos de maior gravidade e risco serão atendidos presencialmente pela equipe médica da emergência do hospital. Isso é equidade, um dos princípios do SUS, o paciente recebendo atenção de saúde na medida certa de sua necessidade — explica.
Conforme informações do Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco, a prioridade mínima e baixa representam 26% dos 7,5 mil atendimentos mensais que o Hospital Celso Ramos realiza. 42% representam a prioridade média, 32% a prioridade alta e máxima. Desses atendimentos, 80% são provenientes do município de Florianópolis e 20% de outros municípios, especialmente São José, Palhoça e Biguaçu.
Os atendimentos de prioridade mínima acolhem os pacientes que apresentam uma situação clínica, sem risco ou assintomática, com tempo de espera de até 4h (240 minutos) e os atendimentos de prioridade baixa são classificados por situação clínica, que precisa ser avaliada, mas não apresenta sinais de falência de órgão, com tempo de espera de até 2h (120 minutos).
De acordo com a diretriz da Atenção Primária de Saúde (APS), o profissional do Alô Saúde Floripa fará a condução exclusiva dos casos de mínima e baixa prioridade, incluindo os não moradores de Florianópolis classificados pela emergência do hospital.
O que é o Alô Saúde
O Alô Saúde é oferecido pela prefeitura de Florianópolis e consiste em orientação, atendimento pré-clínico, médico e de informação em saúde por telefone, videochamada ou chat. Funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. As ligações são ilimitadas e gratuitas no 0800 333 3233.
*Sob supervisão de Raquel Vieira
Leia também
Mutirão de castração gratuito de animais ocorre no próximo fim de semana em Florianópolis
Grupo que assaltou surfista em Florianópolis tinha como objetivo quitar dívida de drogas