Início » CBN Floripa » Cotidiano

Lixo se acumula no Norte da Ilha e moradores reclamam da falta de coleta

Moradores relatam que fedor é insuportável na região afetada
07/01/2025 - 11:53
Moradores relatam que o problema com coletas de lixo é constante (Foto: Renato Igor, NSC Total)
Lixo se acumula no Norte da Ilha e moradores reclamam da falta de coleta
00:00 / 00:00
07/01/2025
forward 10 Play forward 10

Moradores da região Norte da Ilha reclamam da falta de coleta de lixo, sob cuidados da empresa terceirizada, a RACLI Limpeza Urbana, contratada pela prefeitura de Florianópolis para fazer o serviço. Segundo os moradores, desde o dia 25 de dezembro a coleta não é feita na região, principalmente no Rio Vermelho.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Conforme informações dos moradores, a empresa terceirizada, que deveria passar pelas vias indicadas, não cumpriu seu roteiro. A empresa deveria passar as terças, quintas e sábados, mas o lixo segue acumulado, sem retirada.

A moradora Tatiana, do Rio Vermelho, relata que a comunidade já tentou contato com vereadores e imprensa atrás de uma solução. Em entrevista para CBN, a moradora diz que esse problema é constante durante o ano inteiro, não apenas na alta temporada. Segundo ela, a empresa “escolhe em qual casa querem pegar o lixo”.

— Com a temporada, com mais pessoas, piorou bastante. Muita gente aqui aluga casa na época da temporada, então é muito ruim esse cenário, aumenta a demanda — conclui Tatiana.

Jefferson, vizinho de Tatiana, relata que o fedor do lixo, acumulado desde o Natal, é insuportável.

— Lá no meu lixo já tem bichinhos dentro. Um fedor chega a ser uma coisa inadmissível e a avenida também, ela tá coberta de lixo e é só da da lagoa pra cá, pro norte, o resto continua limpo. Sorte é que tem pouco cachorro na rua, porque se tivesse bastante, essa rua estaria com todos os lixos no chão.

Ainda de acordo com os moradores, a Comcap tem feito as coletas de recicláveis normalmente, mesmo com dificuldades, pois o lixo está misturado com o acumulado.

Em entrevista com o vereador professor Bruno Ziliotto (PT), ele diz que a prefeitura será oficiada, com pedidos de informação para entender o contrato da empresa terceirizada e buscar tentativas de solucionar o problema.

— Porque se o prefeito vai contratar mais garis da Comcap para cobrir o Norte da Ilha, como é que fica esse contrato? Quem que vai pagar por esses garis? É o contribuinte? É a terceirizada? A terceirizada vai tomar alguma multa? A gente precisa ter um plano de retomada da Comcap em toda a cidade. […] os trabalhadores terceirizados são extremamente explorados, a empresa não tem condições de prestar um bom serviço. — explicou Bruno.

O vereador também relatou que no domingo (5), eles receberam denúncias de que a Comcap estava sendo convocada para cobrir o trabalho da terceirizada.

A prefeitura de Florianópolis respondeu em nota que houve um aumento significativo na quantidade de resíduos removidos pela coleta devido a chegada de turistas acima do esperado e que a Comcap não está cobrindo a terceirizada. O que de fato foi feito é que a prefeitura contratou mais servidores e trabalhadores temporários para dar apoio, não sendo necessário retirar os servidores da Comcap. Atualmente, todos os caminhões estão em operação, com 14 veículos em atuação no Norte da Ilha.

Lixo está acumulado nas ruas do Rio Vermelho

*Sob supervisão de Raquel Vieira

Leia também

IPTU 2025: prazo para desconto de 20% em Florianópolis termina nesta segunda

Ponte Hercílio Luz será fechada nesta segunda para show inédito com drones e Globo da Morte

Destaques CBN