Início » CBN Floripa » Cotidiano

Florianópolis terá totens com distribuição gratuita de protetor solar nas principais praias

Protetor solar será distribuído de forma gratuita em pontos estratégicos
16/12/2024 - 08:52
Totem na Praia Mole (Foto: Divulgação)

Totens com protetor solar para uso gratuito de moradores e turistas de Florianópolis serão instalados em praias famosas da ilha. A iniciativa é do projeto social Sua Pele é um Luxo, que conscientiza sobre os perigos do câncer de pele a importância da proteção solar como forma de prevenção, e será colocada em prática na temporada de verão 2024/2025.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Alguns dos lugares que já estão com totens disponíveis são a praia da Joaquina, Praia Mole, restaurantes da Lagoa da Conceição, um espaço recreativo em Santo Antônio de Lisboa, e no calçadão do Jurerê Open Shopping, em Jurerê Internacional.

Outras praias ainda serão contempladas com os totens, como a praia Brava. O projeto busca colocar os equipamentos em pontos estratégicos, como beach clubs, bares e restaurantes próximos às praias para acessar o maior número de pessoas possível.

O empresário Pinho Menezes, proprietário do Barraco da Mole, na Praia Mole, um dos bares contemplados com a iniciativa, destacou a importância da instalação dos totens em pontos estratégicos, principalmente nos principais acessos à Praia Mole..

— Por aqui passam centenas de pessoas todos os dias, principalmente na alta temporada, e contar com protetor solar gratuito para todos será de grande importância — disse.

Como surgiu

A idealizadora do projeto é a empresária Manu Berger. Nesta edição, há uma parceria com a médica dermatologista Débora Cadore, especialista em Oncologia Cutânea e profissional atuante na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele.

Neste ano, Manu Berger realiza o projeto “Sua Pele é um Luxo” em parceria com a médica dermatologista Débora Cadore, especialista em Oncologia Cutânea e profissional atuante na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele.

Manu é sobrevivente de dois diagnósticos de melanoma, enfrentados aos 25 e 27 anos. Ela diz que a informação tem poder, principalmente na prevenção para salvar vidas.

— Fiz da minha história e de todos os desafios e vitórias nesta luta contra o câncer uma missão, de ser uma porta-voz para alertar sobre a importância da prevenção, do acompanhamento com um profissional qualificado e do diagnóstico precoce — destaca.

Câncer de pele no Brasil

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em uma pesquisa publicada em 2023, o câncer de pele não melanoma é o mais incidente no Brasil, representando 31,3% dos casos.

Esse tipo de câncer foi o responsável pela morte de 4,5 mil pessoas, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer de 2019.

Leia também

Prédio abandonado em região luxuosa de Florianópolis deve ser isolado, decide Justiça

Ciclovia próxima à UFSC em Florianópolis gera polêmica entre moradores e motoristas

Destaques CBN