Santa Catarina registra queda na pobreza em 2023, mas desafio persiste em Joinville
Uma análise recente do relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela uma redução na pobreza em Santa Catarina em 2023. O estado tem o menor percentual de pessoas em situação de pobreza no Brasil, com 11,5% da população vivendo abaixo da linha da pobreza, definida como rendimento domiciliar inferior a R$ 666. Em comparação, o Rio Grande do Sul registra 14,4% e São Paulo 16,5%.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
Santa Catarina também apresenta um dos menores índices de extrema pobreza, com 1,4% da população vivendo com menos de R$ 209 mensais per capita.
O relatório do IBGE aponta uma queda de 1,3% no número de pessoas em situação de pobreza no Estado entre 2022 e 2023, representando 88.500 pessoas a menos nessa condição. A extrema pobreza também diminuiu de 1,8% para 1,4%.
Apesar do cenário otimista no Estado, a cidade de Joinville enfrenta desafios. A discussão sobre moradores em situação de rua intensificou-se na Câmara de Vereadores. Propostas foram debatidas, incluindo a realocação do restaurante popular para atender melhor áreas com maior necessidade. A questão se tornou urgente devido ao crescimento populacional na cidade, conhecida como “terra das oportunidades”.
A prefeitura de Joinville implementa uma nova abordagem assistencial, envolvendo várias secretarias, mas ainda busca soluções eficazes para integrar essa crescente população marginalizada. O debate continua, ressaltando a necessidade de políticas públicas que acompanhem o progresso econômico observado nos indicadores estaduais.
Leia também
Na prorrogação, JEC Futsal vence Criciúma e garante vaga na final do Catarinense
Zagueiro campeão brasileiro acerta retorno ao JEC para temporada 2025
Conheça os museus que ajudam a contar a história de Joinville