Mortes no trânsito em 2024 em Florianópolis aumentam 25%, diz levantamento
Um levantamento do Grupo de Informações Vidas no Trânsito, coordenado Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, revela que 40 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Florianópolis até novembro de 2024. Este número representa um aumento de 25% em relação a 2023, quando foram registradas 32 mortes no trânsito. As informação são da repórter Carol Fernandes, da NSC TV.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Das vítimas fatais, 17 eram condutores de veículos, nove eram pedestres e dois eram passageiros. O levantamento destaca que a maior parte das mortes envolve motociclistas, com 15 mortes. Desde 2013, quando a análise do grupo iniciou, os motociclistas são os mais afetados, representando 47% dos casos.
Dois ciclistas também foram vítimas de acidentes de trânsito. Só em 2024, foram registrados seis casos, todos registrados a noite, em que o motorista estava sob efeito de bebida alcóolica. Esse foi o principal fator de risco para os acidentes, seguido da alta velocidade (3 casos).
Perfil das vítimas
A maioria das vítimas fatais nos acidentes eram homens (80,3%), com a média de idade de 38 anos, e residentes de Florianópolis (76,1%).
O instrutor e especialista em trânsito, Murilo Vessling, reforçou a necessidade de paciência e respeito no trânsito, principalmente com a chega da temporada de verão, com um aumento no número de veículos transitando no município.
Leia também
SC-401 em Florianópolis não é segura para pedestres e ciclistas, alerta PMRv
Quem era Luiz Zanoni, empresário que morreu em acidente na Beira-mar Norte em Florianópolis