Início » CBN Floripa » Cotidiano

Florianópolis registra queda de 30% nas infecções por HIV nos últimos cinco anos

A principal abordagem utilizada é a Prevenção Combinada
29/11/2024 - 18:11
Florianópolis registra queda nos casos de HIV e aids com foco na prevenção e tratamento adequados
Florianópolis registra queda nos casos de HIV e aids com foco na prevenção e tratamento adequados (foto: Banco de imagem, reprodução)

Florianópolis apresentou avanços significativos na luta contra o HIV e a Aids nos últimos cinco anos. Entre 2019 e 2023, os novos casos de infecção pelo vírus diminuíram 30%, enquanto os diagnósticos de Aids tiveram uma redução de 33%, resultados atribuídos a estratégias de prevenção e tratamento da Secretaria Municipal de Saúde.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

A principal abordagem utilizada é a Prevenção Combinada, que integra métodos como o uso de preservativos, testagem regular, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e o tratamento antirretroviral. Esses recursos atendem às necessidades de diferentes públicos, reduzindo o número de novas infecções e promovendo qualidade de vida.

Florianópolis se destaca na prevenção com números impressionantes: desde 2018, mais de 4.800 pessoas iniciaram o uso da PrEP, com 2.681 usuários regulares em 2024. Isso posiciona a cidade na vanguarda nacional, com uma taxa de 465 usuários de PrEP por 100 mil habitantes, mais que o dobro de cidades como São Paulo. Além disso, a transmissão vertical de HIV (de mãe para filho) foi zerada em 2023 e mantida em 2024.

Dezembro Vermelho

A campanha nacional Dezembro Vermelho, que começa oficialmente no dia 1º de dezembro, terá ações antecipadas em Florianópolis. Nesta sexta-feira (29), e no sábado (30), das 19h às 21h, serão realizadas atividades de orientação sobre prevenção e distribuição de preservativos no Centro.

Na segunda-feira (2), profissionais de saúde, representantes de organizações sociais e ativistas estarão em frente ao Terminal de Integração do Centro (Ticen), das 12h às 17h, para dialogar com o público sobre métodos de prevenção, incluindo a PrEP e a testagem regular. Durante a ação, serão distribuídos kits de prevenção com preservativos e autotestes de HIV.

— Mesmo com os avanços, ainda enfrentamos barreiras como o preconceito e a desinformação. Sensibilizar o público sobre métodos modernos de prevenção e a importância do diagnóstico precoce é essencial para manter os bons resultados, destaca Ronaldo Zonta, médico e coordenador da Secretaria Municipal de Saúde.

Leia também

Quem era Luiz Zanoni, empresário que morreu em acidente na Beira-mar Norte em Florianópolis

Aluguel, comida e transporte: quanto custa morar em Florianópolis?

Tartaruga verde será devolvida ao mar no sábado em Florianópolis

Destaques CBN