Panágua e Sercos duelam no jogo de ida da final da Primeirona de Joinville
Após cinco meses do pontapé inicial, a Primeirona Pró-Rim 2024 de Joinville tem o último ato neste fim de semana. A partida de ida da grande final da competição acontece neste domingo (24), às 10h, no bairro Jarivatuba. Panágua e Sercos se enfrentam reeditando a decisão da Segundona 2023.
A CBN Joinville transmite o duelo a partir das 9h30min, direto do Campo da Ponte Preta, com narração de Israel Antunes, reportagens de Bruno Abdala e Niro Souza, e Beto Lima no plantão esportivo e central técnica.
Veja fotos das equipes:
A Liga Joinvilense de Futebol (LJF) divulgou que os jogos disputados entre Panágua e Sercos serão realizados nos bairros em partidas de ida e volta pelo segundo ano consecutivo. Anteriormente, a decisão era feita em jogo único na Arena Joinville.
Além de colocar as duas equipes que subiram juntas para a Primeirona nesta temporada, o confronto divide a cidade entre as regiões Norte e Sul.
A artilharia do torneio também será definida na decisão, já que Soares, da Sercos, lidera com 12 gols e deve retornar aos gramados no jogo de volta, no próximo sábado (30). O vice-artilheiro Lima, do Panágua, tem 11 gols e pode ultrapassar o adversário caso marque mais de uma vez nos jogos derradeiros.
A partida de volta acontece em 30 de novembro (sábado), às 15h15min, no José Paulino Vieira, no bairro Costa e Silva, com mando da Sercos.
De acordo com o regulamento da competição, em caso de igualdade de resultados nas duas partidas a decisão irá para a prorrogação, com dois tempos de 15 minutos. Se o tempo extra acabar empatado, a Sercos, dona da melhor campanha da competição, será a campeã da Primeirona 2024.
Campanhas
Esporte Clube Panágua:
Caçula na primeira divisão, o Panágua chega na final da Primeirona 2024 como grande azarão por parte de quem não acompanha o cotidiano do futebol amador. Os comandados do técnico Tuco fizeram a quarta melhor campanha na primeira fase com 13 pontos.
Ao contrário da Sercos, o destaque da equipe é a defesa. Sofrendo apenas nove gols em nove jogos na fase inicial, a equipe chegou para liderar o grupo A da segunda fase com 11 pontos e apenas uma derrota em seis jogos.
Com um ex-jogador de sucesso, Soares, sendo o artilheiro do adversário, a equipe da zona Sul também tem como principal peça ofensiva um artilheiro de destaque. O centroavante Lima, maior artilheiro da história do Joinville Esporte Clube (JEC) com 140 gols, é a esperança de gols do Panágua. O atacante tem 11 gols na competição e pode ultrapassar Soares caso faça dois ou mais gols nas finais.
Nas semifinais, o Panágua passou pelo Pirabeiraba em duelos muito equilibrados. Na partida de ida, em Pirabeiraba, empate por 1 a 1, com gol de Lima. Na volta, dentro de casa, o representante da zona Sul fez dois gols no segundo tempo da prorrogação, garantiu o 2 a 0 no placar e a vaga na grande final.
Sociedade Esportiva Recreativa Costa e Silva (Sercos):
A Sercos foi a vice-líder da primeira fase com 15 pontos, empatada com a Serbi. Foram quatro vitórias em nove jogos e o melhor ataque do torneio liderado pelo artilheiro Soares. Dos 22 gols marcados pela equipe, nove foram anotados pelo atacante.
Na segunda fase, a Sercos liderou o grupo B com 13 pontos. O time conquistou quatro vitórias em seis jogos, novamente com o ataque sendo sua principal valência. Foram 13 gols, mas desta vez apenas três feitos por Soares. O jogador precisou se ausentar em 12 de outubro, após uma miocardite.
Com a melhor campanha da segunda fase, a Sercos enfrentou a Serbi, segunda colocada do grupo A, nas semifinais. Sem dar margem para o adversário, a equipe venceu os dois jogos com um placar agregado de 6 a 2. Pelo retrospecto positivo em todo o torneio, o representante da zona Norte fará a partida de volta da final em casa.
Leia também
Calendário de preparação do JEC revela datas para partidas da pré-temporada
Destaque do Joinville valoriza vitória sobre o campeão da Superliga: “Entrega foi espetacular”
JEC acerta contratação de novo ala para disputa do Catarinense e Série D