O jogo ruim da Seleção e as mudanças no formato do Catarinense 2025
Meus amigos do esporte, a Seleção Brasileira de futebol voltou a campo ontem (19) à noite e novamente não disse a que veio. Na verdade, acabou sendo vaiada. E há quanto tempo o Brasil não recebe vaia das arquibancadas? E ontem, mais uma vez, pelo conjunto da obra, pela falta de resultados positivos e pelos jogos que a Seleção não tem conseguido jogar sob comando de Dorival Júnior.
Confira mais comentários de Roberto Alves
Continuamos naquela de tentar entender como a Seleção Brasileira vai à Copa do Mundo e acreditamos que vai, claro. Até porque vão muitos países que não têm nenhuma tradição de futebol com o aumento do número de países que vão à próxima Copa. Foi uma decisão da FIFA. Foi mais um jogo com muita bola no pé, sem objetividade, jogando para os lados, sem alternativa para furar o bloqueio do Uruguai.
E o Brasil ficou no 1×1, inclusive tomando o primeiro gol, depois correndo atrás do empate e conseguiu, com o gol do Gerson, uma das boas figuras da Seleção Brasileira. Agora é esperar o ano que vem, mas esperar também que alguma coisa possa acontecer na CBF, porque a CBF, já se diz nos bastidores, continua conversando com técnicos da Europa, pensando na Copa do Mundo. Isso ainda são os bastidores, vamos ver o que vai acontecer nessa passagem de ano.
Ontem à tarde, para nós aqui em Santa Catarina, o assunto mais importante da semana: a reunião do conselho técnico da Federação Catarinense de Futebol, que decidiu a fórmula de disputa do campeonato estadual.
O campeonato começa dia 18, havia possibilidade, e ainda há, de puxar um jogo para o dia 11, para efeito de lançamento oficial do campeonato com transmissão da NSC TV. Dia 11 ou dia 18, o campeonato ainda falta confirmar essa data. A data é 18, mas pode ser que haja um jogo especial para a televisão no dia 11.
11 rodadas, todos contra todos, é a primeira fase de classificação. Classificam 4, foi suprimida uma data da semifinal, que terá apenas um jogo na casa de quem tem melhores condições. E o mata-mata, que é a fase mais emocionante do campeonato, teve datas suprimidas pela situação do calendário nacional e internacional.
E depois das semifinais, aí vem a final com dois jogos e o jogo final na casa de quem tiver a melhor campanha durante o campeonato. Não muda muito, apenas suprimiu algumas datas da fase de mata-mata do campeonato.
Então vamos para o campeonato. Esse é o nosso melhor produto, é a nossa realidade, é o nosso estadual cheio de rivalidades, cidades contra cidades. E ontem foi muito debatido, muito discutido, fórmulas foram apresentadas – a federação a sua – e os clubes não chegaram a nenhum consenso no almoço preliminar, que antecede a reunião do conselho na federação.
Mas foi um debate bom, foi uma discussão boa, foi aquilo que precisa ser feito. A respeito da arbitragem, o VAR deverá ser feito, quem quiser, a partir da semifinal, alguma coisa assim, nós devemos ter mais detalhes durante o dia de hoje.
E ainda mais também, a tabela do campeonato deverá ser divulgada com 45 dias de antecedência ao início do campeonato, conforme manda o estatuto do torcedor. Então, foi uma terça-feira agitada, movimentada, e hoje nós vamos evoluir, ampliar e discutir um pouco mais essa fórmula de disputa do campeonato e o que aconteceu com o convidado no Debate Diário da CBN Floripa, às 13h. É isso aí.