Início » CBN Joinville » Cotidiano

FOTOS: Cobra mais rápida do Brasil é flagrada “passeando” em bairro de Joinville

Serpente pode chegar até 2,5 metros de comprimento
11/11/2024 - 15:07
Cobra estava entrelaçada no portão da residência (Foto: Divulgação)

Pela segunda vez na mesma semana uma ocorrência de aparecimento de serpente foi registrada no Bairro Saguaçu, em Joinville. Desta vez, uma cobra caninana, considerada a cobra mais rápida do Brasil, “passeou” pelo portão de uma residência na tarde de domingo (10).

Veja fotos da serpente

A serpente foi vista por um morador quando havia acabado de chegar em casa. De acordo com ele, a cobra estava enrolada no portão e o assustou pelo tamanho.

— Eu estava trabalhando e quando cheguei me assustei com ela na grade do portão. Assim que me aproximei, tirei a foto e ela saiu em direção à casa do vizinho. Chamei meu filho para ver, mas ela fugiu para uma área de mata que tem aqui perto — afirmou o morador.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp

A serpente, apesar de chegar a mais de 2 metros, não possui veneno, ou seja, é inofensiva ao ser humano. Quando se sente ameaçada por predadores, ela ergue a cabeça, achata a região do pescoço, expõe e movimenta a língua como uma ação de defesa.

Segundo o biólogo Alcio Schlickmann, a cobra caninana pode se tornar agressiva caso se sentir acuada, por isso a “fama” de ser temida pela população.

— A [espécie] Spilotes pullatus pode chegar a 3 metros de comprimento e se configura entre as maiores serpentes brasileiras graças ao seu corpo delgado e extremamente ágil. Se acuada, pode dar botes e distribuir chicotadas com a cauda, sendo por isso também bastante temida — explicou o biólogo.

Há menos de uma semana, uma cobra d’água foi encontrada também por uma moradora do bairro Saguaçu. Na ocasião, a serpente estava enrolada na garagem da residência e era inofensiva.

Sobre a espécie

Considerada uma serpente muito ágil, a caninana é encontrada em todos os biomas brasileiros, com exceção dos Pampas, no Rio Grande do Sul, e ganhou o apelido de “serpente ligeirinha”.

Conforme o Instituto Butantan, ela é frequentemente encontrada tanto nas árvores quanto no solo, sendo mais ativa durante o dia e pode ser vista também em outros países do continente americano.

Com as cores amarela e preta, a serpente pode atingir 2,5 metros de comprimento e se alimenta principalmente de pequenos roedores, aves, anfíbios, além de outros répteis.

Quais são as cobras mais comuns em SC

O que fazer ao encontrar uma serpente

Ao encontrar uma serpente ou qualquer outro animal silvestre perto de sua casa, a orientação é não se aproximar, não jogar nenhum tipo de veneno ou machucar o animal, e chamar os órgãos competentes para o resgate.

A população pode procurar os bombeiros ou mesmo a Polícia Ambiental para o resgate de animais silvestres.

Leia mais

Cobras mais venenosas do Brasil; veja fotos

Panágua vence em casa e é finalista da Primeirona de Joinville

Rumo ao acesso: JEC tem adversários definidos no Campeonato Brasileiro da Série D

Destaques CBN