FOTOS: Cobra mais rápida do Brasil é flagrada “passeando” em bairro de Joinville
Pela segunda vez na mesma semana uma ocorrência de aparecimento de serpente foi registrada no Bairro Saguaçu, em Joinville. Desta vez, uma cobra caninana, considerada a cobra mais rápida do Brasil, “passeou” pelo portão de uma residência na tarde de domingo (10).
Veja fotos da serpente
A serpente foi vista por um morador quando havia acabado de chegar em casa. De acordo com ele, a cobra estava enrolada no portão e o assustou pelo tamanho.
— Eu estava trabalhando e quando cheguei me assustei com ela na grade do portão. Assim que me aproximei, tirei a foto e ela saiu em direção à casa do vizinho. Chamei meu filho para ver, mas ela fugiu para uma área de mata que tem aqui perto — afirmou o morador.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
A serpente, apesar de chegar a mais de 2 metros, não possui veneno, ou seja, é inofensiva ao ser humano. Quando se sente ameaçada por predadores, ela ergue a cabeça, achata a região do pescoço, expõe e movimenta a língua como uma ação de defesa.
Segundo o biólogo Alcio Schlickmann, a cobra caninana pode se tornar agressiva caso se sentir acuada, por isso a “fama” de ser temida pela população.
— A [espécie] Spilotes pullatus pode chegar a 3 metros de comprimento e se configura entre as maiores serpentes brasileiras graças ao seu corpo delgado e extremamente ágil. Se acuada, pode dar botes e distribuir chicotadas com a cauda, sendo por isso também bastante temida — explicou o biólogo.
Há menos de uma semana, uma cobra d’água foi encontrada também por uma moradora do bairro Saguaçu. Na ocasião, a serpente estava enrolada na garagem da residência e era inofensiva.
Sobre a espécie
Considerada uma serpente muito ágil, a caninana é encontrada em todos os biomas brasileiros, com exceção dos Pampas, no Rio Grande do Sul, e ganhou o apelido de “serpente ligeirinha”.
Conforme o Instituto Butantan, ela é frequentemente encontrada tanto nas árvores quanto no solo, sendo mais ativa durante o dia e pode ser vista também em outros países do continente americano.
Com as cores amarela e preta, a serpente pode atingir 2,5 metros de comprimento e se alimenta principalmente de pequenos roedores, aves, anfíbios, além de outros répteis.
Quais são as cobras mais comuns em SC
O que fazer ao encontrar uma serpente
Ao encontrar uma serpente ou qualquer outro animal silvestre perto de sua casa, a orientação é não se aproximar, não jogar nenhum tipo de veneno ou machucar o animal, e chamar os órgãos competentes para o resgate.
A população pode procurar os bombeiros ou mesmo a Polícia Ambiental para o resgate de animais silvestres.
- Mantenha distância, de forma calma e tranquila
- Evite capturar o animal
- Feche portas e janelas para isolar o cômodo
- Acione o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar Ambiental para buscar orientações
- Após a retirada do animal, verifique frestas ou aberturas na casa que podem atrair os animais; assim, faça o reparo para evitar novas entradas
Leia mais
Cobras mais venenosas do Brasil; veja fotos
Panágua vence em casa e é finalista da Primeirona de Joinville
Rumo ao acesso: JEC tem adversários definidos no Campeonato Brasileiro da Série D