Início » CBN Floripa » Cotidiano

Maquiagem, cabelo e sessão de fotos: escola de Florianópolis realiza Dia da Beleza Negra

Ação faz parte do projeto À Flor da Pele com combate ao racismo e às discriminações
06/11/2024 - 11:44
Ação será feita nesta quarta-feira (6) (Fotos: PMF, Divulgação)

Mais de 300 estudantes dos primeiro ao quinto ano da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, no bairro Santinho, em Florianópolis, participam do Dia da Beleza Negra nesta quarta-feira (6), um dia dedicado ao fortalecimento da identidade negra. A ação faz parte do projeto A Flor da Pele e conta com maquiadores, cabeleireiros e fotógrafos.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

As fotos dos alunos, tiradas pelos fotógrafos Valéria Binatti e Eduardo Lopes, vão compor a exposição “A Flor da Pele”, que começará no dia 3 de dezembro na escola. Nesta quarta, ainda terá um desfile aberto para toda a comunidade.

Antes da produção, os alunos terão uma roda de conversa sobre a beleza negra. Para o cabelo, a cabeleireira afro Jessika Prestes estará no local. Já a maquiagem será feita por Nina Hoffmann e Lívia Erthal. Os figurinos são da Acervo Nequesa e Engenho do Zé, e a sonoplastia por Cícero Souza.

Programação faz parte do mês da Consciência Negra

A exposição “Mulheres Negras na Ciência” será apresentada na sexta-feira (9), com uma roda de conversa com a professora Narjara Zimmermann para os sextos anos.

Já no dia 25 de novembro, os alunos vão ter uma roda de capoeira com os professores Silvia Freitas e Alicate e uma conversa sobre a herança da contribuição africana para a formação da identidade cultural do povo brasileiro. No dia 28 de novembro, a comunidade do Santinho poderá conferir a mostra de cinema “Cine Negro”, do Núcleo de cinema MTC

Outras ações já foram feitas durante a semana em outras unidades escolares. Na segunda-feira (4), os alunos da educação infantil do Neim Luiz Paulo da Silva e do primeiro ano do Maria Tomázia tiveram uma sessão de contos africanos. As histórias foram contadas por estudantes dos quintos anos e pela professora Jacyara Camargo.

Na terça-feira (5), os alunos participaram de um bate-papo sobre racismo. Além disso, também foi feita uma oficina de turbante e penteados africanos.

Veja fotos

Leia também

Dia 20 de novembro é feriado? Entenda a data 

Dia da Consciência Negra: um despertar para a igualdade

Destaques CBN