Início » CBN Joinville » Cotidiano

Cobra com “hábito de gambá” aparece em garagem de casa e assusta moradora de Joinville

Serpente de quase 1 metro foi encontrada nesta terça-feira (5)
05/11/2024 - 18:27
Serpente da espécie Erythrolamprus miliaris foi encontrada em Joinville (Foto: Divulgação)

Uma moradora foi surpreendida após encontrar uma serpente na garagem de casa no bairro Saguaçu, em Joinville. Ela encontrou uma cobra-d’água, da espécie Erythrolamprus miliaris, de quase 1 metro, nativa da região de Mata Atlântica. O caso aconteceu nesta terça-feira (5).

Veja fotos do animal

Liliane Maia, 64 anos, estava passando de uma casa para outra dentro do terreno na zona central da cidade quando se deparou com o animal.

— Eu vi a cobra e chamei meu marido. Ele chamou os bombeiros, a vizinha deu uma ajuda também. Ela estava perto do carro, na garagem. A gente chegou a tentar tirá-la dali mas não conseguimos. Ficamos procurando e não encontramos — disse Liliane.

Apesar do susto, a cobra é inofensiva ao ser humano e, de acordo com o biólogo Alcio Schlickmann, não é raro encontrar a espécie em Joinville.

— É uma cobra nativa aqui da região. Elas estão perto de corpos hídricos, como um córrego, um banhado, e ainda mais com essa chuvarada podem circular e aparecer em qualquer área. Em relação ao tamanho, ela varia entre 60 e 90 centímetros — explicou Schlickmann.

Sobre a espécie

Erythrolamprus miliaris é geralmente encontrada em ambientes alagados ou próxima a cursos de água. Por ser não peçonhenta, é considerada inofensiva aos humanos, apesar de, caso seja manipulada, poder morder. A espécie também tem uma forma de defesa similar ao dos gambás, quando ameaçada ela libera uma secreção mal cheirosa para afugentar possíveis predadores.

Entre os inimigos naturais da cobra-d’água há uma grande variedade de animais, como garças, gaviões, águias, cobras, lontras, ouriços e furões. Um fator interessante a seu respeito é sua capacidade permanecer submersa por até 15 minutos. Esse fôlego de sobra é utilizado para fugir de potenciais predadores.

A serpente pode ser encontrada na maioria dos biomas brasileiros. Além do Brasil, já foi encontrada em diversos países da América do Sul como Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Paraguai e Uruguai.

Veja quais as cobras mais comuns em SC

Leia mais

Cobras venenosas em Santa Catarina; saiba mais e quais os cuidados

Minas x Joinville Vôlei: Onde assistir, horário e histórico do confronto

Atleta de Joinville é destaque em conquista da Seleção Brasileira de basquete em cadeira de rodas

Destaques CBN