Início » CBN Floripa » Cotidiano

Mutirão contra diabetes oferece 500 exames e consultas de graça em Florianópolis

Evento oferece atendimento multidisciplinar para diabéticos em Florianópolis
04/11/2024 - 14:09
Segunda ediçaõ do "Unidos pelo Diabetes". (Foto: SCO, Divulgação)

Consultas e exames gratuitos serão oferecidos a pelo menos 500 pessoas durante um mutirão na campanha Unidos Pelo Diabetes, que acontece em 9 de novembro, das 9h às 13h, no Sesc Prainha, em Florianópolis. É uma promoção a Sociedade Catarinense de Oftalmologia (SCO). Segundo a entidade, no Brasil há mais de 15 milhões de pessoas diagnosticadas com diabetes. E há uma estimativa crescente para 2045.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

O objetivo é priorizar o atendimento às pessoas de baixa renda e com pouco acesso a cuidados especializados. O mutirão será coordenado pelo oftalmologista João Lobo, vice-presidente da SCO, com foco na prevenção de complicações e conscientização da população.

— A ação visa sensibilizar tanto a população quanto profissionais de saúde e gestores públicos sobre a necessidade urgente de acesso a cuidados adequados para o diabetes — destaca o especialista. 

Serão 11 estações de atendimento, oferecendo exames e avaliações realizadas por endocrinologistas, cardiologistas, oftalmologistas, nutricionistas, entre outros especialistas. Os serviços incluem testes de sangue, exames oftalmológicos para identificar retinopatia diabética, avaliações de pés e medição de peso, altura e IMC.

Esta edição inclui pela primeira vez uma assessoria jurídica, ainda em fase de testes, que busca orientar a comunidade sobre os direitos legais de pessoas com diabetes, como acesso a tratamentos, medicamentos, isenção de impostos, entre outros.

Diabetes e políticas públicas em Santa Catarina

Segundo dados divulgados pela Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina, foram registrados 2.486 óbitos por diabetes em 2023, sendo 1.125 em homens e 1.361 em mulheres. No mesmo ano, foram realizadas 8.054 internações hospitalares por diabetes mellitus no Estado. Foram registrados 18.471 óbitos por diabetes, no período de 2012 a 2022, em SC. As mulheres se sobressaíram com a maior taxa de mortalidade nesse período. 

Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), de 2023, revelam um crescimento de 26,61% no número de diabéticos no Brasil na última década, colocando o país como líder na América Latina e em sexto lugar global. Envelhecimento populacional, aumento da obesidade e sedentarismo contribuem diretamente para essa alta. 

O vice-presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia e coordenador da ação, reforça que é essencial a aplicação de políticas públicas que sejam acessíveis a todos, integrando diversas áreas, assegurando a conscientização e o tratamento, educando desde cedo sobre saúde e bem-estar.

Leia também

5 dicas para manter o diabetes sob controle na gravidez

9 alimentos que ajudam a controlar o diabetes

Destaques CBN