Mutirão no Hospital Regional de São José realiza biopsias de câncer de mama
O Hospital Regional de São José está realizando biópsias de câncer de mama para reduzir o tempo de espera de diagnóstico e acelerar o tratamento de mulheres com nódulos suspeitos. Uma agenda especial com biopsias feitas por ultrassom será montada nesta terça-feira (29).
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Todas as semanas, desde o início de outubro em alusão ao Outubro Rosa, o mutirão vem atendendo cerca de 15 pacientes, com a meta de fechar outubro com 45 exames realizados. Segundo o Governo do Estado, as biópsias serão feitas em pacientes que já tiveram nódulos aparentes em ultrassons com tamanho superior a um centímetro.
Além disso, são pacientes encaminhadas pelo Sistema de Regulação Nacional (SISREG), que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os exames são de análise imunohistoquímica, que analisa componentes das células a partir de anticorpos específicos, feitas pelo Cepon. O mutirão também tem como objetivo diminuir o tempo de espera para o diagnóstico, feito em até 30 dias atualmente.
Caso o exame dê positivo para o câncer de mama, os pacientes são encaminhados aos hospitais de referência, como o próprio Hospital Regional, que possui ambulatório de mastologia. O local atende cerca de 60 pessoas por mês com consultas e exames.
Leia também
Mais de duas mil mulheres foram atendidas em São José no Dia D do Outubro Rosa
Mais de 73 mil casos de câncer de mama serão registrados até 2025, estima Inca