Especialista fala sobre desafios das empresas para alcançar o patamar de “carbono zero”
Em entrevista à CBN Joinville, a engenheira ambiental e docente da Universidade da Região de Joinville (Univille) Fernanda Stafford ressalta a importância global da redução das emissões de carbono, especialmente em um contexto de desequilíbrio climático. Segundo a especialista, ações externas para a neutralização de carbono são cruciais para enfrentar os desafios ambientais e garantir um futuro mais sustentável.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
A busca pelo carbono zero envolve identificar e medir as emissões de carbono de empresas em geral.
— É crucial analisar os processos industriais, optar por matrizes energéticas limpas, como energia solar e eólica, e implementar tecnologias para reduzir as emissões. O que não pode ser eliminado deve ser compensado, por exemplo, com o plantio de florestas e a proteção da biodiversidade — afirma.
Stafford destaca que, apesar da complexidade do problema — o Brasil possui uma matriz energética predominantemente limpa e deve priorizar a reutilização e reciclagem de resíduos, conforme a política nacional de resíduos sólidos — destaca.
Empresas em todo o mundo estão sendo incentivadas a reduzir suas emissões de carbono, tanto por pressões de mercado quanto por editais governamentais — Além das indústrias, o setor agropecuário também enfrenta esse desafio — argumenta.
A engenheira ambiental também destaca a urgência em reestruturar processos que emitem carbono, reforçada por incentivos fiscais e governamentais.
Leia mais
JEC anuncia saída do técnico Ney Franco
Entenda como será o julgamento que pode eliminar o Magnus da Liga Nacional de Futsal
Confusão em JEC Futsal x Marreco: Veja o que diz súmula do jogo