Secretaria de Saúde garante acesso dos municípios a medicamentos e insumos contra a Dengue
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina está implementando medidas para garantir que os municípios tenham acesso a medicamentos e insumos essenciais no combate à dengue. Em entrevista à CBN Joinville, Fábio Gaudenzi, superintendente de Vigilância em Saúde (SUV) do Estado, destaca que a ação é fruto de uma pactuação entre o governo de SC e os municípios, visando evitar desabastecimento durante períodos de alta incidência da doença.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
Segundo Gaudenzi, a iniciativa foi planejada para enfrentar possíveis aumentos nos casos de dengue.
— Durante surtos, os municípios frequentemente consomem, em poucos meses, o equivalente a um ano de insumos. Para garantir a disponibilidade desses recursos, o Estado realizou uma ata de registro de preços, permitindo que os municípios adquiram os insumos básicos necessários para o tratamento da dengue — garante.
Gaudenzi também comenta sobre os esforços para ampliar a vacinação contra a dengue. Atualmente, a vacina é destinada a um público limitado, abrangendo crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Santa Catarina tem mantido discussões com o Ministério da Saúde para aumentar o envio de vacinas ao estado, especialmente para a região da Foz do Rio Itajaí, que registrou um alto número de casos.
O superintendente enfatiza a importância do combate ao mosquito transmissor para prevenir a Dengue, Zika e Chikungunya. Medidas como evitar água parada são essenciais. Além disso, o tratamento rápido e adequado dos pacientes é crucial para evitar a progressão para casos grave — A hidratação é um dos tratamentos mais simples e eficazes contra a dengue — alerta.
Leia mais
JEC anuncia saída do técnico Ney Franco
Entenda como será o julgamento que pode eliminar o Magnus da Liga Nacional de Futsal
Domingo sem gols na Primeirona de Joinville define mais um classificado