Troféu José Finkel chega a Florianópolis em um novo ciclo para a natação brasileira
A CBN acompanhou o Troféu José Finkel em 2009. Eu estava no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça. Um dos destaques esperados para a competição era César Cielo. Um ano depois do Ouro Olímpico, nos 50 metros livre em Pequim, ele também foi bronze nos 100 metros livre na Olimpíada na China.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Conheça os atletas catarinenses com vaga nas Paralimpíadas de Paris 2024
Aliás, as duas medalhas brasileiras na natação naqueles jogos. Ele que acabou não competindo no José Finkiel em 2009, porque alegava cansaço. Tinha vindo do Mundial de Roma, que ele conquistou medalhas de ouro nos 50 metros livre e também nos 100 metros livre.
Quinze anos depois, o Troféu José Finkel está de volta à Santa Catarina. A competição desta vez acontece no Jurerê Sport Center, em Florianópolis, com nadadores que estiveram em Paris. Foi uma Olimpíada sem medalha para o Brasil, na capital francesa.
Ou seja, começa um novo ciclo olímpico para a natação brasileira, justamente aqui em Florianópolis. O Troféu José Finkel vale como seletiva para o Mundial de Piscina Curta, que acontece em dezembro, em Budapeste, na Hungria. Esperamos que seja um ciclo com medalhas na Olimpíada de Los Angeles em 2028. Pode ser por aqui em Florianópolis que comece essa nova etapa da natação brasileira com conquistas daqui a quatro anos.