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“Companhias precisam se preparar em caso de crise”, diz diretora do Procon sobre Aeroporto de Florianópolis

Procon de Santa Catarina e Ministério Público se reunirão com companhia aéreas para discutir ações emergenciais
13/08/2024 - 12:50 - Atualizada em: 30/08/2024 - 11:08
Filas eram muito menos no início da manhã desta terça-feira. (Foto: Cristiano Gomes/NSC TV)
“Companhias precisam se preparar em caso de crise”, diz diretora do Procon sobre Aeroporto de Florianópolis
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13/08/2024
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Depois de mais de 100 voos impactados durante toda a segunda-feira (12), a situação no Aeroporto Internacional de Florianópolis, começa a normalizar. Porém, diante da situação de “caos” observada no local, a diretora do Procon de Santa Catarina, Michele Alves, conversou com o repórter Cristian Delosantos durante o programa Notícia na Manhã, da CBN Floripa, nesta terça-feira (13).

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MP irá apurar danos aos consumidores após aeroporto de Florianópolis passar dia fechado

Com os guichês lotados, filas enormes e com espera maior do que o tempo permitido por lei, alguns passageiros também enfrentaram dificuldades para obter vouchers de alimentação e acomodações em hotéis. Para esses casos, a diretora do Procon disse que faltou informações claras e rápidas aos clientes que foram impactados pelo cancelamento de voos.

– Constatamos, enquanto houve aquele caos em relação às pessoas, em relação ao atendimento, que realmente as companhias precisam se preparar num caso de crise. Nós tivemos conversando tanto com a direção do aeroporto quanto com a companhia aérea azul e tivemos todas as informações, eles foram bem receptivos, fizeram todo o atendimento. No entanto, observamos que algumas situações podem e devem ser melhoradas. Eu acho que toda empresa precisa de um plano de ação havendo uma situação de crise como a que aconteceu na data de ontem.

No dia 27 de agosto, o Procon de Florianópolis, Procon de Santa Catarina e o Ministério Público se reunirão para discutir novas ações e exigir das companhias aéreas e do aeroporto um plano emergencial eficaz. Para Michele, as inovações tecnológicas podem ajudar em problemas futuros em relação à comunicação com os passageiros.

– É preciso que as regras sejam mais claras e tenham mais informação, ou seja, as pessoas estavam no aeroporto e não sabiam se ia ter voo na data de ontem. Houve o cancelamento de vários voos, pessoas ainda chegando no aeroporto e não havia uma informação. Hoje em dia, com inteligência artificial, com vários meios de comunicação rápidos e ágeis, é interessante que haja então essa implementação, essa inovação por parte das companhias e é nisso que o Procon vai ficar em cima no sentido de haver essa postura pra que melhor atenda os direitos do consumidor.

Avião na pista

Após 18h fechado por causa de pneus furados de um avião da Azul, que interrompeu o fluxo de aeronaves na pista principal, o Aeroporto de Florianópolis reabriu para pousos e decolagens na noite de segunda.

O voo AD 4225, que fazia o trajeto Belo Horizonte/Florianópolis, teve problemas ao pousar em Santa Catarina. Nas redes sociais, passageiros relataram uma “freada brusca”. Ninguém ficou ferido. Os ocupantes precisaram ser desembarcados na pista, segundo informações da companhia.

As causas dos danos nos pneus não foram informadas pela Azul. O avião era um jato bimotor da Embraer, modelo E195-E2, com capacidade de até 144 assentos.

Este material foi gerado com a ajuda de inteligência artificial. As informações são apuradas e checadas por nossos profissionais. A versão final do texto também passa pela curadoria de nossos jornalistas.