STJD marca data de julgamento para definir futuro do Magnus na Liga Nacional de Futsal
O Superior Tribunal Justiça Desportiva (STJD) definiu a data para apreciação da denúncia e julgamento sobre o caso do Magnus Futsal, acusado de escalação irregular nas oitavas de final da Liga Nacional de Futsal (LNF) 2024.
O clube paulista utilizou o ala Dieguinho no jogo de ida dos playoffs contra o São Lourenço, mas o atleta estaria suspenso pelo quinto cartão amarelo. O regulamento específico da competição aponta que a punição neste tipo de situação é a eliminação da equipe dos mata-matas. O jugalmento será na segunda-feira (21), com início às 19h, de forma online.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
A partida em questão foi em São Lourenço do Oeste, extremo oeste de Santa Catarina. O Magnus venceu o São Lourenço por 7 a 3, com direito a hat-trick de Pepita (ex-JEC/Krona Futsal). O técnico Ricardinho utilizou o ala Dieguinho, que também recebeu um cartão amarelo nesta partida.
O atleta, no entanto, não poderia estar em quadra no jogo de ida nas oitavas, porque foi punido com o quinto amarelo da série na última rodada da fase de classificação, contra o JEC, no Centreventos Cau Hansen, dia 7 de setembro. Com isso, Dieguinho deveria cumprir suspensão no primeiro jogo das oitavas de final da LNF, dia 12 de outubro, o que não aconteceu.
O julgamento de segunda-feira (21) deve ter manifestações de todos os envolvidos e, inclusive, a apresentação das súmulas das partidas que comprovam o recebimento dos cinco cartões do camisa 11 do Magnus. O regulamento da Liga Nacional de Futsal, em seu artigo 12°, aponta que a equipe que utilizar atleta irregular em qualquer partida de mata-mata será desclassificada da competição. Além disso, uma multa também pode ser aplicada.
Veja imagens do Magnus Futsal nesta LNF
O São Lourenço Futsal ingressou com a denúncia contra o Magnus no início da manhã de segunda-feira (14). Caso o time sorocabano seja de fato eliminado, o time catarinense será o primeiro confirmado nas quartas de final da LNF.
Após o recebimento da denúncia, a Liga informou que uma decisão liminar do STJD suspendeu a partida de volta entre as equipes, que estava marcada para sexta-feira, dia 18, em Sorocaba. Com o julgamento marcado, a expectativa é que a LNF se manifeste após a sessão da segunda-feira.
Posição do Magnus Futsal
O Magnus teve a segunda melhor campanha da primeira fase da LNF, atrás apenas do JEC/Krona. Por meio de nota, o clube informou que seu departamento jurídico foi acionado para devida apuração dos fatos (leia a nota na íntegra abaixo).
Durante o fim de semana, quando a informação da escalação irregular começou a circular, o supervisor do clube, Reinaldo Simões, admitiu em grupo de gestores da Liga o que chamou de “erro irreparável” e inclusive chegou a anunciar a sua saída do time. Os prints com o desabafo do gestor vazaram nas redes sociais.
— Infelizmente cometi um erro irreparável, esse tipo de coisa que não tem conserto. Por minha causa e do nosso departamento administrativo, nossa equipe acabou sendo punida — dizia um trecho da mensagem de Simões.
No início desta semana, após o adiamento da partida de volta das oitavas de final, o clube emitiu um comunicado oficial:
“O Magnus Futsal informa que o departamento jurídico do clube foi acionado para a devida apuração dos fatos relacionados a uma possível escalação irregular de um atleta no jogo contra o Futsal São Lourenço. De momento, aguardamos um posicionamento dos órgãos oficiais competentes.”
Leia também:
Quais clubes estão em vantagem para os jogos de volta nas oitavas da Liga Nacional de Futsal
Ginásio de esportes em Joinville será climatizado e deve custar cerca de R$ 100 milhões