Início » CBN Floripa » Cotidiano

Motoristas reclamam de falta de sinal de celular no Contorno Viário da Grande Florianópolis

A ausência de radares de velocidade e a presença de animais em alguns trechos também são relatados por quem passa pela pista
13/08/2024 - 11:16 - Atualizada em: 30/08/2024 - 11:07
Motoristas relatam maior fluidez no trânsito da BR-101. (Foto: Zé Maia/CBN Floripa)
Motoristas relatam maior fluidez no trânsito da BR-101. (Foto: Zé Maia/CBN Floripa)
Motoristas reclamam de falta de sinal de celular no Contorno Viário da Grande Florianópolis
00:00 / 00:00
13/08/2024
forward 10 Play forward 10

Após a inauguração do Contorno Viário na Grande Florianópolis na última semana, a segurança e a estrutura do local preocupa os motoristas que passam pela pista que desvia o trânsito pesado da BR-101. O repórter Zé Maia repassou as informações no programa Notícia na Manhã, da CBN Floripa, nesta terça-feira (13).

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Contorno Viário da Grande Florianópolis tem três desafios

Um dos principais problemas relatados é a ausência de sinal de telefone e internet em grande parte do contorno viário, o que dificulta a comunicação em casos de emergência. O proprietário de um guincho da região contou à CBN que se deparou com uma situação em que, após o carro quebrar em um trecho do contorno, uma pessoa precisou caminhar pela pista até achar sinal de telefone para acionar o guincho.

Outra situação é a presença de animais na pista, tanto domésticos quanto selvagens, como bois e cavalos, principalmente em trechos de zonas mais rurais, como os bairros Alto Forquilhas e Colônia Santana, em São José.

Além dos dois problemas relacionados à comunicação e segurança, a ausência de radares de velocidade ao longo do contorno viário também deve ser um ponto de atenção. Atualmente, há radares apenas nas cabeceiras em Biguaçu e Palhoça. O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Adriano Fiamoncini, mencionou um plano para instalar mais radares, mas destacou que a instalação e operacionalização dependem da concessionária.

– [No contorno viário] vai estar presente com os radares que nós temos à disposição, o radar de funcionamento na entrada e saída dos túneis, e a concessionária Arteris já tem radares em funcionamento nos mesmos locais. Eles prometem mais 44 equipamentos até o final do ano, aí no trecho. Por enquanto, o que a PRF pode fazer é trabalhar com o nosso radar portátil.

Apesar das adaptações necessárias, as primeiras impressões sobre a fluidez do tráfego são positivas.

Primeiro dia útil do Contorno Viário agrada motoristas da Grande Florianópolis

Veja fotos do fluxo de veículos no contorno viário

Este material foi gerado com a ajuda de inteligência artificial. As informações são apuradas e checadas por nossos profissionais. A versão final do texto também passa pela curadoria de nossos jornalistas.