São José realiza obras preventivas em rios e córregos para evitar enchentes
A Secretaria de Infraestrutura de São José está realizando um trabalho de desassoreamento do Rio Araújo e no córrego na Praia Comprida, para prevenir enchentes na região. As ações visam minimizar os impactos das chuvas e incluem o uso de máquinas pesadas e retroescavadeiras, que também estão desobstruindo galerias próximas a locais críticos, como a Rua Luiz Fagundes.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
O secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva, explicou que as ações começaram há quatro semanas e que o trabalho é realizado de forma preventiva durante a época de seca para que, com a chegada das chuvas, os canais possam operar em plena capacidade.
O acúmulo de areia nas galerias, que pode chegar a um metro e meio de altura, tem sido um dos principais desafios, segundo o secretário. O acúmulo impede o fluxo adequado das águas em momentos de chuvas fortes, aumentando o risco de alagamentos.
— Nós estamos com um hidrojato desobstruindo as bocas de lobo de algumas de algumas ruas. Isso é prevenção. E o trabalho continua, porque existe sim uma tendência de forte chuva chegando — disse.
Veja fotos da obra
Leia também
Volume de chuva pode ultrapassar 200 milímetros em cidades de SC até sexta-feira
Inscrições para Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC são prorrogadas até segunda