Brasil vence Copa do Mundo e futsal dá primeiro passo à presença olímpica
Uma das grandes notícias do esporte brasileiro no final de semana passado foi a conquista do hexacampeonato mundial pela Seleção Brasileira de Futsal. Seleção Brasileira de Futsal, que não ganhava desde 2012, sequer chegava a final desde 2012. Logo o Brasil, que é o maior detentor de títulos na história do futsal mundial.
Confira mais comentários de Chico Lins
O título veio depois de uma vitória contra a Argentina, que estava pela terceira vez consecutiva na final. Ganhou em 2016, perdeu para Portugal em 2021. Agora estava de novo na final, contra o Brasil, uma final inédita. Isso foi muito legal, a primeira vez que um esporte – seja futebol, futebol de salão, futebol de campo, futebol de areia – é Brasil e Argentina na final da Copa do Mundo.
E o Brasil levou por 2 a 1 num jogo dificílimo com o goleiro William sendo o destaque total, ganhando até o prêmio de melhor jogador da final. Outra notícia importante que veio após a conquista do título brasileiro, da reconquista do título brasileiro, foi que a FIFA enviou uma carta para o COI tratando da possibilidade do futsal ser olímpico.
Não é uma questão simples, uma questão que vem de muitos anos, – a briga dos salonistas para conquistar o direito de ser olímpico – mas é um passo para ser comemorado. Claro que não deve ser para a próxima Olimpíada, mas pelo menos o futsal começa a ser lembrado como uma possibilidade de modalidade olímpica. E isso seria feito uma justiça a uma modalidade que cresceu tanto no naipe masculino como no naipe feminino, e que reúne todas as condições de ser modalidade olímpica.